viernes, 26 de junio de 2009

Divulgação Científica

Mensagem divulgada na Web da OEI

= Em relação à divulgação científica, há como se sabe uma orientação que visa não só a possibilidade de acesso e a aquisição da informação, mas pretende promover a formação do cidadão, no sentido de que ele possa ter opiniões e uma visão crítica de todo o processo envolvido na produção do conhecimento científico com sua circulação.

O espaço iberoamericano do conhecimento pode dar lugar a esta orientação.

= Ao longo do século vinte, devido à acentuação do vínculo que enlaça o conhecimento aos quadros sociais, tornou-se extremamente difícil esperar, no caso das ciências humanas e sociais, que o público não-profissional acolha a distinção metodológica entre (a) as proposições testáveis ou “formulações irrealistas” dos sociólogos científicos, feitas “no interesse da boa teoria científica” – como o postulado do comportamento que se conforma aos papéis sociais – por um lado e, por outro, (b) as afirmações de valor sobre a natureza do homem, que sejam atribuídas como decorrentes ou implícitas naquelas proposições teoréticas.

= Os postulados deliberadamente irrealísticos de uma teoria (conjectural) científica implicam uma divergência fundamental do mundo do senso comum que está no cerne da “contradição” entre esse “mundo do senso comum” e a ciência. Esta, por sua vez, ao mesmo tempo em que acolhe a inadequação de um argumento puramente lógico – a lógica da pesquisa científica sendo especificamente baseada na incerteza fundamental do conhecimento humano – não é possível sem a publicidade .

= Daí as duas orientações complementares:
(a) - se é o caráter profissional que se impõe ao público da ciência, há compreensão da distinção sutil entre as afirmações entendidas em modo realista (ingênuo) e os postulados deliberadamente irrealísticos. Então, a classe do conhecimento científico prevalece na comunicação ou divulgação.
(b)- Se, pelo contrário, é o caráter não-profissional que se impõe há “não-compreensão”, e a classe do conhecimento do senso comum prevalece, com a atribuição de uma imagem sobre a “natureza do homem” sendo afirmada em um “falso saber”.

Veja a mensagem na Web da OEI

Acceder al foro

25 de junio de 2009

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Visite o Grupo


É um espaço complementar à disciplina de Metodologia da Pesquisa. Quem já fez pós-graduação pode participar da produção cultural. Saiba mais em http://apudj.blogspot.com/

Mensagem para o moderador informando seu motivo para participar

oficina-da-monografia@googlegroups.com




Grupos de Google

Oficina da Monografia
Consultar este grupo

Pesquisar Sociologia e Ciências Humanas em cento e cinquenta websites selecionados

Junte-se ao grupo

Grupos de Google
Suscribirte a Oficina da Monografia
Correo electrónico:
Consultar este grupo

Oficina da Monografia

Información del grupo

É um espaço complementar à disciplina de Metodologia da Pesquisa. Quem já fez pós-graduação pode participar da produção cultural.
Miembros: 43
Actividad: Actividad baja
Idioma: Portugués (Brasil)
Categorías de grupo:
Ciencia y tecnología > Ciencias sociales
Sociedad > Cultura
Sociedad > Educación

Atalho do Facebook